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31 de outubro de 2014
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O oposto de uma afirmação correcta é uma afirmação falsa. Mas o oposto de uma verdade profunda pode ser outra verdade profunda.
Niels Bohr

 
Nada na vida deve ser receado. Tem apenas que ser compreendido.
Marie Curie

 
Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.
Antoine Lavoisier

 
O que não consigo criar não consigo compreender.
Richard P. Feynman

 
A honestidade foi e será sempre a arma decididamente mais forte para todas as lutas da humanidade que vive e progride.
Enrico Fermi

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O QUE É UMA APRESENTAÇÃO ORAL?


Uma apresentação oral é uma exposição, feita oralmente, sobre um tema, por exemplo, arte, ciência, política, religião, para um público mais ou menos restrito.

Se queres fazer uma boa exposição oral, tem em conta o seguinte: quem ouve tem de seguir o ritmo de quem está a falar; se o ouvinte não percebe algo, não pode voltar atrás e facilmente perde o interesse porque não consegue acompanhar a exposição.

QUAL O SUPORTE DE UMA APRESENTAÇÃO ORAL?

É difícil expor um assunto oralmente, por pouco complexo que seja, sem uma boa preparação e sem um suporte ou um guião.

Melhor do que escrever um texto e lê-lo ou decorá-lo, é fazer um guião de apresentação e segui-lo de forma natural e viva, de modo a envolver os ouvintes.

COMO PREPARAR A APRESENTAÇÃO ORAL?

> Definir o tema, compreender o seu âmbito e os seus limites.
> Identificar os objectivos da apresentação.
> Reflectir sobre a sua função (informar, persuadir, abrir pistas de reflexão, colocar questões para um debate, etc.)
> Fazer investigação sobre o assunto, pesquisando em fontes de informação de tipos diversos para dominares bem o assunto e poderes responder a perguntas que te sejam colocadas.
> Seleccionar, sistematizar, hierarquizar e organizar a informação recolhida.
> Delinear a estrutura da apresentação - faz um esquema, por exemplo.
> Escrever, com base nesse esquema, o plano que constitui o guião.

  • O plano deve:

    ♥  incluir os pormenores necessários, todos os aspectos que queres abordar, para não te esqueceres de nenhum;
    ♥  ser escrito num tamanho de letra bem legível;
    ♥  ter títulos destacados;
    ♥  utilizar cores que chamem a tua atenção para pontos que queres salientar;
    ♥  ter espaços que te indiquem onde deves fazer pausas, isto é, que revelem a passagem de um assunto a outro. 

> Estruturar a apresentação em:

Introdução - apresenta o conteúdo, identificando os vários tópicos do desenvolvimento. A introdução de uma exposição oral tem que dar ao ouvinte todos os elementos necessários à sua compreensão, esclarecê-lo sobre o tema, sobre o que vai ouvir e sobre os objectivos, de modo a suscitar o seu interesse.

Desenvolvimento - expõe, demonstra, defende as ideias principais, introduzindo exemplos interessantes e analogias com casos conhecidos, de modo a garantir a atenção dos ouvintes e a manter vivo o seu interesse.

Conclusão - sintetiza e salienta as ideias principais de maneira que fiquem bem presentes na memória dos ouvintes.

 

>  Construir o suporte visual.

A acompanhar uma exposição oral, o suporte visual é importante para prender a atenção. Dispões de três hipóteses:

♣ escrita no quadro;
♣ transparências - retroprojector
♣ PowerPoint

Na utilização de suportes visuais:

♦ recorre a um único suporte para evitar a dispersão dos ouvintes e também para não perturbar o ritmo da apresentação;

♦ lembra-te de que cada transparência deve conter uma mensagem principal;

♦ escreve em letras bem legíveis de todos os locais da sala;

♦ não escrevas frases inteiras em maiúsculas;

♦ escreve frases curtas, palavras-chave, conceitos;

♦ utiliza vocabulário simples, mas adequado ao assunto;

♦ apresenta imagens: esquemas, gráficos e/ou quadros legendados.

O QUE FAZER DURANTE A APRESENTAÇÃO?

 

• Adopta uma postura natural, mas correcta;

• Fala de forma descontraída, utilizando gestos adequados e um discurso fluente;

• Articula bem as palavras para que te compreendam;

• Segue o teu plano: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, numa progressão linear;

• Articula as ideias com pertinência;

• Diz frases simples, curtas e claras, utilizando vocabulário adequado

• Explica palavras e termos técnicos;

• Tem em atenção o ritmo: nem demasiado rápido nem demasiado lento.