Este site não está atualizado, consulte o site do agrupamento atualizado em www.aeffl.pt
Siga-nos RSS Facebook Twitter
14 de novembro de 2019
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size

De tudo o que se escreve, apenas amo o que se escreve com o próprio sangue.
Nietzsche

 
Um belo livro é aquele que semeia em redor os pontos de interrogação.
Jean Cocteau

 
O tempo para ler, assim como o tempo para amar, aumenta o tempo de viver
Daniel Pennac

 
As pessoas, de início, não seguem causas dignas. Seguem líderes dignos que promovem causas dignas.
James Clerk Maxwell

 
Eu não gosto dela e lamento alguma vez ter tido alguma coisa a ver com ela.
Erwin Schrödinger sobre a Mecânica Quântica

Início Biblioteca Escolar Notícias Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar
Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

MIBE3

Desde 2007 que se comemora, em outubro, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar por decisão da Associação Internacional de Bibliotecas Escolares (IASL). O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar.
A nossa Biblioteca tem vindo a realizar diversas iniciativas, em colaboração com as restantes Bibliotecas Escolares de Olhão. Para além da apresentação do livro "Antologia de Novos Autores de Olhão" e das habituais sessões de apresentação da BE junto das turmas do 10º ano (“Vem conhecer a Biblioteca"), destacamos ainda a atividade “Olhão a Ler”, no dia 22 de outubro. Assim, neste dia todas as escolas do nosso concelho, a seguir ao intervalo grande da manhã, irão parar para ler um pequeno texto na aula.  Este texto estará disponível em todas as salas de aula para ser lido pelo próprio professor ou por um aluno. Agradecemos, desde já, a vossa colaboração.

Para celebrar esta data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.

Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer.
As bibliotecas são uma das criações humanas que melhor cumprem este desígnio, de perpetuar, gerar e promover o conhecimento, no sentido de uma sociedade mais culta e instruída. A importância particular das bibliotecas no campo educativo faz delas uma das chaves maiores deste desígnio  (in  Rede de Bibliotecas Escolares).