Este site não está atualizado, consulte o site do agrupamento atualizado em www.aeffl.pt
Siga-nos RSS Facebook Twitter
12 de Agosto de 2020
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size

 
A melhor prova de que a navegação no tempo não é possível é o facto de ainda não termos sido invadidos por massas de turistas vindos do futuro.
Stephen Hawking

 
Erudição é a poeira sacudida de um livro para dentro de um crânio vazio.
Ambrose Gwinett Bierce

 
As pessoas, de início, não seguem causas dignas. Seguem líderes dignos que promovem causas dignas.
James Clerk Maxwell

 
Nada na vida deve ser receado. Tem apenas que ser compreendido.
Marie Curie

 
O oposto de uma afirmação correcta é uma afirmação falsa. Mas o oposto de uma verdade profunda pode ser outra verdade profunda.
Niels Bohr

Início Contrato de Leitura Sugestões para o Contrato de Leitura - 11º ano
Sugestões para o Contrato de Leitura - 11º ano PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Sugestões para o Contrato de Leitura - 11º Ano

O Retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Editora: Público

Em o Retrato de Dorian Gray revela-se-nos e esteticismo de Oscar Wilde: a procura de sensações, a superação do verdadeiro artista sobre as regras da sociedade ou da moral. Nesta obra, a personalidade dividida de Dorian Gray é representada por uma inversão misteriosa da ordem natural, através da qual a sua verdadeira face conserva a juventude inviolada enquanto o retrato é macerado pelo passar dos anos, até ao dia em que a faca cravada na tela reconduz à arte a sua serenidade impassível e ao ser vivo a sua transição para a morte.

 

 
O tesouro
Autor: Morris West
Editora: Europa-América

Corria o ano da graça de 1732 quando um galeão espanhol zarpou de Acapulco com destino às Filipinas…onde nunca chegou a ancorar… Duzentos anos depois, Renn Lundingan, um professor de História australiano, decide procurá-lo…

 

 

 

A relíquia
Autor: Eça de Queiroz
Editora: Temas e Debates

Romance saído em folhetins na Gazeta de Notícias, cuja epígrafe se tornou célebre - "Sobre a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia" - por sintetizar a aliança entre realismo e imaginação, naturalismo e fantástico, patente na obra.Da intriga central - a viagem do Teodorico à Terra Santa, de onde traz, não a relíquia que prometera à tia beata, mas sim, por lapso, a camisa de dormir de uma amante - sobressai o sonho ou a viagem no tempo do protagonista, que, acompanhado pelo seu erudito amigo Dr.Topsius, assiste à pregação, julgamento e morte de Jesus.A obra, que exalta a figura humana de Cristo, como paradigma de amor e de bondade, foi considerada herética pelos sectores mais conservadores, por questionar a divindade de Cristo.