Este site não está atualizado, consulte o site do agrupamento atualizado em www.aeffl.pt
Siga-nos RSS Facebook Twitter
22 de outubro de 2025
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size

 
Acontece com os livros o mesmo que com os homens, um pequeno grupo desempenha um grande papel.
Voltaire
(escritor e filósofo francês 1694-1778)

 
O tempo para ler, assim como o tempo para amar, aumenta o tempo de viver
Daniel Pennac

 
Sempre imaginei que o paraíso será uma espécie de biblioteca.
Jorge Luis Borges

 
Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.
Antoine Lavoisier

 
As pessoas, de início, não seguem causas dignas. Seguem líderes dignos que promovem causas dignas.
James Clerk Maxwell

RELATO DE ACTIVIDADE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
RELATO DE ACTIVIDADENo dia 29 de Setembro teve lugar, no auditório da Recreativa Progresso, uma sessão de Teatro/ Debate representada e dinamizada pelo Grupo de Teatro Profissional A USINA, com o título : « Nem muito simples... nem demasiado complicado », promovido pela MOJU- Associação Movimento Juvenil de Olhão. Tendo sido dirigido um convite a esta Escola através do gabinete do Projecto de Educação para a Saúde, decidiu-se de imediato aceitar, tendo as sessões sido distribuídas pela parte da manhã (10.30 h) e pela parte da tarde (15.30h ). Tomaram parte desta iniciativa cerca de 225 alunos e 15 professores.
Estas sessões de Teatro/ Debate visam, essencialmente, abordar jovens entre os 15 e os 25 anos, retratando situações problemáticas do dia-a-dia dos adolescentes. A comunicação através do Teatro seguido de Debate, é um meio privilégiado de diálogo com a juventude que tantas dificuldades enfrenta nos assuntos do foro íntimo como a sexualidade. Foi até aconselhado continuar este projecto e alargá-lo a trabalho mais profundo sobre Educação Sexual, para a sensibilização / consciencialização / percepção do risco.
A sessão de Teatro compõe-se de 7 pequenas estórias relacionadas com a sexualidade que reproduzem situações comuns no dia-a dia dos adolescentes, representadas por dois actores. Na primeira Luísa e Hugo no « Primeiro Passo » , mostram-nos como é difícil dar o primeiro passo para começar um relacionamento afectivo. Na segunda ,« Uma questão de equilíbrio » Joana e Luís, sofrem a pressão na relação e os ciúmes. Na terceira estória « Como sair desta », Patrícia e Diogo namoram há muito tempo mas ele, sentindo-se preso quer acabar a relação. Na quarta, Miguel e Marta vêm aproximar-se « Uma ocasião especial » , porque se amam mas ela considera que ainda não está pronta para consumar a relação. Na quinta estória, João e Rita encaram a sua « Primeira vez .Dançam numa festa em casa de um amigo e sabem que no 1ª andar há quartos vagos. Depois de viverem a sua primeira vez, ele fica feliz, mas ela desiludida. Na sexta , intitulada « A cada um o seu papel»,numa paragem de autocarro, um casal Paulo e Teresa comentam o que se passou na noite anterior : fizeram amor de forma protegida, mas o preservativo rompeu-se. Perante a responsabilidade de uma possível gravidez e devido à atitude leviana dele, o casal separa-se e ela fica só, sem apoio. Por fim na última estória « À beira- mar », João e Carolina namoram há mais de um ano e fizeram análises para poderem deixar de usar preservativo, usando apenas a pílula .Foram de férias, mas ela acabou por ter uma aventura de uma só noite e teme ter de contar ao namorado a sua traição.
Seguiu-se o debate. Os actores colocaram a questão – É fácil dar o primeiro passo?
Uns alunos achavam que lhe cabia a ela e outros a ele, dar esse passo. Relativamente à segunda estória perguntou-se quem manda na relação e as opiniões dividiram-se. Sobre a terceira situação lançou-se a pergunta :É possível acabar um relacionamento sem magoar ninguém? A resposta foi unânime : É quase impossível que isso aconteça .Sobre o quarto episódio , em que ele estava preparado e ela não, apelou-se ao respeito mutuo. Na quinta estória sobre a primeira vez, questiona-se se é fácil falar de intimidades. Concluiu-se que tem a ver com a maturidade de cada um e a capacidade de saber esperar. Na sexta situação, debate-se o problema da falta de responsabilidade : Era justo ele tomar aquela atitude ?A pílula do dia seguinte poderia ter sido uma solução. Na ultima estória, discute-se, entre várias coisas, a fidelidade.
Foi efectuada uma votação para escolher as três estórias mais votadas, para serem repetidas, dando ao público a possibilidade de parar a representação sempre que não estivessem de acordo com o desenrolar dos factos e atitudes .Os alunos que discordavam, eram convidados a participar na representação mudando o texto, dando assim um desfecho de acordo com a sua opinião.
As estórias mais votadas foram as números quatro, cinco e sete. Na quarta, a Rayssa , aluna do 11ºD, representou o papel de Marta, sugerindo que, como não se sentia preparada para consumar a relação, assumir essa atitude com frontalidade seria a única atitude a tomar. Repetida a estória cinco,a aluna Iolanda da turma 11ºF , representou o papel de Rita, afirmando face ao contexto, que sem preservativo nunca se envolveria com ninguém. Na repetição da sete, o aluno Erico que fez o papel de João, escolheu a sinceridade e a franqueza, mesmo sabendo que isso teria como consequência o fim da relação.
No âmbito do Projecto da Educação para a Saúde, a vertente prioritária é a Educação Sexual e para o Ensino Secundário estão definidos os conteúdos mínimos a abordar nos três anos deste Ciclo de Ensino, sendo os principais: o género, família, parentalidade, interacção no namoro, respeito/ violência, negar pressões emocionais e sexuais, interacção interpares, comportamentos sexuais virtuais veiculados pela Internet, maus tratos (abuso físico e psicológico ) e sexualidade, projecto de vida, tendências na idade de início das relações sexuais, métodos contraceptivos e razões do seu falhanço, evolução das taxas de gravidez e consequências das doenças transmitidas sexualmente.

PES (Projecto de Educação para a Saúde )    
 

Destaques

Gala das Francisquíadas 2013
 
Lip Dub 2013
 
 
SeguraNet
 
Agência Portuguesa (PROALV)
Agência Portuguesa (PROALV)
http://www.proalv.pt/public/PortalRender.aspx?PageID={fca3e27e-2ae1-4ddb-b44a-f32523394236}
.Comenius
Questionnaires
 
Projeto “Advocating a Critical Media Literacy”
Apresentação
TwinSpace