Dá-se continuidade ao trabalho já
iniciado no sentido de arranjar estratégias que perspectivem a
interdisciplinaridade, motivadoras e facilitadoras da resolução de problemas
concretos, pela utilização de uma ferramenta imprescindível, a Matemática.
Pretende-se potenciar práticas
pedagógicas, ao nível do Departamento Curricular de Ciências Matemáticas e
Tecnológicas, assentes na interdisciplinaridade, permitindo a concretização e
materialização de princípios teóricos diferenciados em função dos contextos de
aprendizagem e que evidenciem a importância da Matemática. Vamos dar mais
abrangência ao tema que tem vindo a ser explorado, pelo que iremos diversificar
as aplicações da função logarítmica e função exponencial no âmbito da
Electrónica.
Com os trabalhos apresentados,
procuro fomentar a interdisciplinaridade entre a Matemática e a
Electrotecnia/Electrónica, como meio facilitador da aprendizagem e como forma
de desenvolver a capacidade analítica dos alunos, tendente ao desenvolvimento
de aprendizagens significativas. Apresentam-se situações práticas que aplicam
os conhecimentos anteriores a novas situações, procurando continuar a motivar
os alunos para novas aprendizagens, estimulando a curiosidade dos mesmos e fomentando
a sua participação activa nas actividades lectivas, permitindo-lhes desse modo uma
melhor compreensão e consolidação activa de conhecimentos, sob a orientação dos
professores.
Para os professores envolvidos, pretende
ser um contributo para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem,
ao nível das actividades de
planificação, preparação, organização e gestão das actividades lectivas
adequando-as ao contexto da turma, perspectivando a diversificação e adequação
de metodologias e estratégias inovadoras que promovam a interdisciplinaridade
numa lógica de integração de saberes.
Se queres saber mais, consulta o
documento.
O
professor
Simplício do Carmo
|