Este site não está atualizado, consulte o site do agrupamento atualizado em www.aeffl.pt
Siga-nos RSS Facebook Twitter
22 de outubro de 2025
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size

 
Acontece com os livros o mesmo que com os homens, um pequeno grupo desempenha um grande papel.
Voltaire
(escritor e filósofo francês 1694-1778)

 
Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se.
Gabriel García Márquez

 
Ler, ler, ler, viver a vida que outros sonharam.
Miguel Unamuno

 
O oposto de uma afirmação correcta é uma afirmação falsa. Mas o oposto de uma verdade profunda pode ser outra verdade profunda.
Niels Bohr

 
A honestidade foi e será sempre a arma decididamente mais forte para todas as lutas da humanidade que vive e progride.
Enrico Fermi

Início Atividades Arquivo Interdisciplinaridade A Matemática como ferramenta de significado para a Electrotecnia
A Matemática como ferramenta de significado para a Electrotecnia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Matemática como ferramenta de significado para a Electrotecnia Quando a Matemática é uma "dor de cabeça", temos de fazer um "tratamento" para que deixe de o ser. Esse "tratamento" pode passar por arranjar estratégias que motivem os alunos e que permitam dar visibilidade aos assuntos, de modo a que a identificação e a resolução de problemas concretos passem pela utilização de uma ferramenta que é a Matemática. Neste sentido, a interdisciplinaridade tem um papel importante a desempenhar.

Com o trabalho proposto e, com os trabalhos que se seguirão, procuro fomentar a interdisciplinaridade entre a Matemática e a Electrotecnia/Electrónica, como meio facilitador da aprendizagem e como forma de desenvolver a capacidade analítica dos alunos, tendente ao desenvolvimento de aprendizagens significativas. Procuro introduzir conceitos a partir dos conhecimentos dos alunos, procurando motivá-los para novas aprendizagens, fomentando a participação activa, estimulando a curiosidade dos mesmos e provocando desequilíbrios controlados, de modo a gerarem-se novas aprendizagens.

Procuro criar situações e problemas capazes de estimular a curiosidade do aluno para a descoberta e para que ela desempenhe um papel activo na sua aprendizagem através do desenvolvimento das suas capacidades, permitindo-lhes uma melhor compreensão e consolidação activa de conhecimentos. Por outro lado, tenciono perspectivar práticas pedagógicas assentes na interdisciplinaridade que consistam na concretização e materialização de princípios teóricos diferenciados em função dos contextos de aprendizagem e que evidenciem a importância da Matemática.

Se queres saber mais, consulta o documento.

O professor
Simplício do Carmo

Actualizado em Domingo, 10 Agosto 2008 07:30
 

Destaques

Gala das Francisquíadas 2013
 
Lip Dub 2013
 
 
SeguraNet
 
Agência Portuguesa (PROALV)
Agência Portuguesa (PROALV)
http://www.proalv.pt/public/PortalRender.aspx?PageID={fca3e27e-2ae1-4ddb-b44a-f32523394236}
.Comenius
Questionnaires
 
Projeto “Advocating a Critical Media Literacy”
Apresentação
TwinSpace