Dá-se continuidade ao trabalho já
iniciado no sentido de arranjar estratégias que perspectivem a
interdisciplinaridade, motivadoras e facilitadoras da resolução de problemas
concretos, pela utilização de uma ferramenta imprescindível, a Matemática.
Pretende-se
potenciar práticas pedagógicas, ao nível do Departamento Curricular de Ciências
Matemáticas e Tecnológicas, assentes na interdisciplinaridade, permitindo a concretização
e materialização de princípios teóricos diferenciados em função dos contextos
de aprendizagem e que evidenciem a importância da Matemática.
Com o trabalho proposto e, com os
trabalhos que se seguirão, procuro fomentar a interdisciplinaridade entre a
Matemática e a Electrotecnia/Electrónica, como meio facilitador da aprendizagem
e como forma de desenvolver a capacidade analítica dos alunos, tendente ao
desenvolvimento de aprendizagens significativas. Procuro introduzir conceitos e
práticas a partir dos conhecimentos dos alunos, procurando motivá-los para
novas aprendizagens, fomentando a participação activa, estimulando a
curiosidade dos mesmos, de modo a gerarem-se novas aprendizagens.
Procuro criar situações e problemas
capazes de estimular a curiosidade do aluno para a descoberta e para que ela
desempenhe um papel activo na sua aprendizagem através do desenvolvimento das
suas capacidades, permitindo-lhes uma melhor compreensão e consolidação activa
de conhecimentos. Por outro lado, tenciono que processo de ensino-aprendizagem
privilegie metodologias e estratégias que permitam a articulação entre saberes,
contrariando a aquisição de saberes fragmentados ou estanques, de modo a
perspectivar aprendizagens significativas, preparando o aluno para lidar com a
incerteza quando é confrontado com situações problemáticas no seu quotidiano.
Se queres saber mais, consulta o
documento A importância da Matemática na sociedade do conhecimento.
O
professor
Simplício do Carmo
Outros artigos:
A Matemática como ferramenta de significado para a Electrotecnia
|