Este site não está atualizado, consulte o site do agrupamento atualizado em www.aeffl.pt
Siga-nos RSS Facebook Twitter
13 de Janeiro de 2025
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size

 
O livro é um animal vivo
Aristóteles

 
O livro é um mestre que fala mas que não responde.
Platão

 
O tempo para ler, assim como o tempo para amar, aumenta o tempo de viver.
Daniel Pennac

 
As pessoas, de início, não seguem causas dignas. Seguem líderes dignos que promovem causas dignas.
James Clerk Maxwell

 
Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.
Antoine Lavoisier

Início Atividades Arquivo Mercúrio.ESFFL O Grande Acelerador de Partículas
O Grande Acelerador de Partículas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

I – A Importância Epistemológica do LHC

            lhc.jpgO Grande Acelerador de Partículas (Large Hadron Collider, LHC), representa um dado epistemológico muito importante. Para além daquilo que possa vir a descobrir-se ou dos dividendos comerciais e/ou tecnológicos que os países contribuintes possam vir a retirar (e que, à partida, se constituem como condicionantes em projectos desta envergadura), o LHC apresenta-se como um momento de possibilidade de viragem paradigmática: em primeiro lugar, porque se trata não apenas de um projecto científico-tecnológico, mas de um projecto cultural no sentido mais lato da palavra. E, em segundo lugar, porque se irá dar primazia à chamada ciência “pura” ou ciência de base – algo que parecia estar arredado da cena internacional.

            O que tem acontecido desde há muito, pelo menos em projectos que envolvam grandes montantes, é uma certa subalternização da ciência de base pela investigação de cunho tecnológico, por via da lógica de mercado e do investimento privado onde se obedece à criação de receitas e a margens de lucro – principalmente se estivermos a falar do campo das bio-tecnologias ou no campo das tecnologias de informação e comunicação. A competição existente entre laboratórios ou entre empresas, a necessidade de rentabilização dos investimentos, em detrimento da partilha e da colaboração, tem vindo a criar uma espécie de paradoxo da informação, no que diz respeito àquela de acentuado cariz científico-tecnológico. Quer dizer, ao mesmo tempo que nunca existiu tanto volume de informação acerca do conhecimento em geral, assim também se assiste a uma restrição da informação científica mais particular ou específica. Quem já navegou à procura de informação aprofundada sobre um determinado assunto científico, sobre assuntos mais específicos, certamente se apercebeu do fenómeno de estrangulamento que a informação sofre a partir de determinada altura. Em princípio seria espectável que, à medida que se avançasse nas hiperligações gratuitas, estas fossem escasseando, mas mesmo as não-gratuitas rarefazem-se no ciberespaço, atomizam-se e surgem quase sempre truncadas ou muito fragmentadas. Como se no jogo da informação os jogadores mostrassem apenas uma parte das peças, normalmente aquelas que todos já têm, escondendo o que pensam faltar a cada um – é claro que, sendo a parada demasiado elevada, ninguém se arrisca a abrir o “jogo”.

            Metáforas à parte, o que se tem assistido nas últimas décadas, especialmente em áreas que envolvam o investimento privado, é a um fechamento, a um confinar de horizontes, o que em última instância contribuirá sempre para a desaceleração do conhecimento ou para sua pouca expansão,  por mais meios de difusão da informação que tenhamos ao dispor.
            Ora, projectos como o LHC representam precisamente uma ruptura com este estado de coisas, pois a sua natureza implica necessariamente a partilha e a construção colectiva do conhecimento
quer pelo número de países envolvidos, quer pelas competências exigidas – algo em que, geralmente, a área da Física é pioneira e que devia ser imitado por outras áreas do conhecimento humano.

 

Destaques

Gala das Francisquíadas 2013
 
Lip Dub 2013
 
 
SeguraNet
 
Agência Portuguesa (PROALV)
Agência Portuguesa (PROALV)
http://www.proalv.pt/public/PortalRender.aspx?PageID={fca3e27e-2ae1-4ddb-b44a-f32523394236}
.Comenius
Questionnaires
 
Projeto “Advocating a Critical Media Literacy”
Apresentação
TwinSpace