Este site não está atualizado, consulte o site do agrupamento atualizado em www.aeffl.pt
Siga-nos RSS Facebook Twitter
27 de Abril de 2024
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size

Toda a poesia é luminosa, até a mais obscura.
O leitor é que tem às vezes em lugar de sol, nevoeiro dentro de si.
Eugénio de Andrade

 
O livro é uma extensão da memória e da imaginação.
Jorge Luis Borges

 
Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.
Carl Sagan

 
As pessoas, de início, não seguem causas dignas. Seguem líderes dignos que promovem causas dignas.
James Clerk Maxwell

 
A melhor prova de que a navegação no tempo não é possível é o facto de ainda não termos sido invadidos por massas de turistas vindos do futuro.
Stephen Hawking

Início Atividades Arquivo Mercúrio.ESFFL Ano Internacional do Planeta Terra
Ano Internacional do Planeta Terra PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Ano Internacional do Planeta Terra

    No passado dia 12 de Fevereiro, arrancaram oficialmente as comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra sob a égide da UNESCO .

  logoaipterra

  Trata-se, na verdade, de uma iciativa com uma duração de três anos, ao contrário do que costuma acontecer, e justifica-se perante as múltiplas ameaças que pairam sobre o planeta azul mas, sobretudo, justifica-se por aquilo que já está a acontecer, desde a perda de biodiversidade, desflorestação, efeito de estufa, alterações climáticas globais, degelo nas camadas de gelo permanente (permafrost), alterações perigosas na qualidade da água, ar e alimentos, frequência acentuada de acontecimentos climáticos extremos, passando pela escassez e aumento dos preços dos alimentos de base, desastres ambientais, enfim, um negro rol, que se poderia prolongar aqui indefinidamente.

terraˍ1 O Ano Internacional do Planeta Terra é uma iniciativa que partiu da União Internacional das Ciências Geológicas, representando 250 mil geocientistas de todo o mundo e que pretende promover a importância, não só das ciências da terra em todos os quadrantes da sociedade, mas sobretudo alertar para a premente necessidade da tomada de consciência pública para os tempos que se avizinham. Das pequenas medidas da vida quotidiana, à macropolítica, é necessário avisar e esclarecer que este é já um problema actual, nosso, não que acontecerá num qualquer futuro distante ou entre povos alienígenas.

 É nesta perspectiva que o Mercúrio.ESFFL se associa ao evento, procurando contribuir, ainda que modestamente, para a consciencialização de um problema que, mais do que político ou económico, constitui-se como um problema eminentemente ético, implicando aquilo que podemos designar de “consciência ecológica”.

Alguns Números

  População: em termos globais somos hoje 6, 649 mil milhões. O ritmo de crescimento tem sido cada vez menor, mas ainda se mantém muito elevado. Mesmo com a introdução de variáveis de desaceleração (controlo de natalidade na China, diminuição de partos viáveis nos países em vias de desenvolvimento, etc.), prevê-se que a este ritmo de crescimento em 2025 sejamos 9 mil milhões, dos quais 70% viverão em zonas costeiras.

  Biodiversidade: A lista vermelha das espécies em risco da União para a Conservação Mundial divulgada em Setembro inclui 29.372 espécies de animais e 12.043 de plantas. Do total 16.306 estão actualmente ameaçadas de extinção. 65 espécies já só se encontram em cativeiro ou cultivadas. Desde 2005, início dos registos a nível global, desapareceram da face da Terra 785 espécies.        Só na Nova Guiné, e ainda durante a década de 90 do séc. XX, 18 espécies de batráquios extinguiram-se por efeito das alterações ao nível da temperatura e diminuição da precipitação média. Este dado tornou-se importante pois, à semelhança de algumas espécies de aves e insectos, os anfíbios de zonas interiores húmidas são os que mais rapidamente são afectados pelas alterações dos fenómenos climáticos, como por exemplo, a antecipação da Primavera.

 desflorestacao

 Desflorestação: Na maior floresta tropical do mundo foram desflorestados, entre 1977 e 2007, perto de 570 mil Km2 de verde tropical. Para termos uma ideia, é o equivalente à área da península ibérica. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), organismo que vigia a desflorestação brasileira, divulgou que cerca de 7 mil Km2 de área arborizada (quase uma vez e meia a área do Algarve!), foram devastados entre Agosto e Dezembro de 2007. Se a isto juntarmos as desflorestações que se têm intensificado nas florestas do Zaire, Congo, Bornéu, Nova Zelândia, Austrália, Indonésia, China e Índia (só para citar os casos mais conhecidos) ficaremos com uma ideia do flagelo que assola o planeta – principalmente quando muitas destas desflorestações são feitas com recurso às “queimadas”, um modo frequente para desflorestar áreas muito extensas para posterior utilização agro-pecuária. O que, para além de diminuir a capacidade de retenção de CO2 na terra por via da eliminação das árvores, ainda contribui mais para o aumento da concentração desse gás na atmosfera por via da sua libertação na queima das árvores.

  Cidades: Calcula-se que em 2050, e mantendo-se as variáveis de crescimento actual, cerca de 85% da população mundial viva em cidades. Actualmente, com 12 milhões de habitantes Bombaim é a cidade mais populosa do mundo. Segue-se a brasileira São Paulo com 11 milhões e Shangai/Xangai com 10,9 milhões de habitantes. A maior área urbana do mundo é Tóquio, com 35,7 milhões, seguida da Cidade do México com 19,4 milhões de habitantes.
 Tratam-se de áreas de altíssimo consumo energético, com a agravante do seu crescimento galopante estar a contribuir para a diminuição drástica dos terrenos aráveis a nível global. Só na China espera-se que cerca de 20% dos terrenos aráveis desapareçam até 2030; 15 a 20% na Índia; 20 a 30% no Brasil.

  Alimentos: Com a diminuição drástica dos terrenos aráveis à escala mundial, juntando o aumento da temperatura e a escassez de água que aceleram o processo de desidratação dos solos e o consequente alastramento das zonas desérticas, e ultimamente com a corrida desenfreada aos produtos agrícolas destinados à produção de biocombustíveis, estão criadas as condições para se proporcionar uma carestia alimentar de que não há memória. As recentes escaladas dos preços dos cereais e produtos derivados, são apenas sintomas do aumento do desequilíbrio entre a procura e a oferta, sendo que as populações mais pobres já começam a sofrer as consequências.  

  

Fontes:

UNESCO
FAO
Greenpeace
Jornal Público (8/Fev/08; 12/Fev/08; 16/Fev/08).
Jornal Expresso (9/Fev/08; 16/Fev/08).

 

Destaques

Gala das Francisquíadas 2013
 
Lip Dub 2013
 
 
SeguraNet
 
Agência Portuguesa (PROALV)
Agência Portuguesa (PROALV)
http://www.proalv.pt/public/PortalRender.aspx?PageID={fca3e27e-2ae1-4ddb-b44a-f32523394236}
.Comenius
Questionnaires
 
Projeto “Advocating a Critical Media Literacy”
Apresentação
TwinSpace