Curso de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar

Total de
Horas(a)

Ciclo de
Formação

 

 

Componente de Formação Sociocultural

Português

320

Língua Estrangeira I,II ou III (b)

220

Área de Integração

220

Tecnologias da Informação e Comunicação

100

Educação Física

140

Componente de

Formação Científica

Matemática

200

Biologia

150

Química

150

 

 

 

Componente de

Formação Técnica

Microbiologia

270

Higiene e Segurança na Indústria Alimentar

140

Processamento Geral dos Alimentos

320

Controlo da Qualidade Alimentar

450

Formação em Contexto de Trabalho

420

 

Total de Horas/Curso

3100

 

 

 

               

 

 

 

 

 

ENTIDADES EMPREGADORAS:

• Unidades Agro-Industriais, incluindo fábricas de alimentos compostos para animais.
• Hipermercados.
• Mercados Abastecedores.
• Cooperativas agrícolas.
• Laboratórios de análise de alimentos e embalagens.
• Laboratórios de análises de águas potáveis.
• Empresas agro-indústriais (leite e lacticínios, carnes, vinicultura).
• Organizações de agricultores (Cooperativas, Instituições de crédito).
• Serviços Regionais do Ministério da Agricultura.
• Empresas ligadas ao ramo secundário e terciário.

Atividades Principais

Planificar e executar os processos técnicos de fabrico, segundo as normas vigentes;

• Controlar a quantidade e qualidade das matérias-primas e produtos acabados;

• Inspecionar produtos e controlar serviços ou processos de fabrico, de forma a verificar a sua conformidade com as normas de qualidade, de higiene e de segurança, assim como as disposições legais, profissionais e comerciais;

• Verificar a aplicação das normas definidas na recepção, produção, embalamento, acondicionamento, armazenamento, distribuição e transporte;

• Avaliar a frequência e a importância das deficiências, de forma a dar o encaminhamento adequado aos produtos, e informar o departamento de produção;

• Elaborar relatórios referentes aos processos de transformação e conservação dos produtos alimentares.

 

 

 

Cursos Profissionais

(a) Carga horária global, não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a otimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho.

(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará, obrigatoriamente, uma segunda língua no ensino secundário.