Curso de Técnico de Comércio

 

 

Total de Horas (a)

 

Ciclo de Formação

 

 

 

Componente de

Formação Sociocultural

Português

320

Língua Estrangeira  I,II ou III (b)

220

Área de integração

220

Tecnologias da Informação e Comunicação

 

100

Educação Física

 

140

 

Componente de

Formação Científica

Matemática

 

300

Economia

 

220

 

 

 

Componente de

Formação Técnica

Comercializar e Vender

 

480

Organizar e Gerir a empresa

 

360

Comunicação no ponto de venda

 

250

Comunicar em Francês/em Espanhol(c)

 

90

Formação em Contexto de Trabalho

 

420

 

Total de Horas / Curso

3100


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                  

 

 

 

 

   

ENTIDADES EMPREGADORAS:

Trabalho independente

Empresas comerciais,                                     

Industriais ou de serviços

Autarquias e outros organismos públicos

Agentes comerciais

Atividades Principais

Atividades Principais

• atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades;

• processar a venda de produtos e ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis;

• proceder a operações de abertura e fecho do dia através do controlo de caixa e ou suporte informático;

• efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do ponto de venda, recebendo, conferindo, armazenando e etiquetando, controlando stocks e inventariando existências;

• assegurar o serviço de pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes;

• proceder à organização da documentação relativa ao processo de compra e venda.

 

 

Cursos Profissionais

(a) Carga horária global, não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a otimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho.

(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará, obrigatoriamente, uma segunda língua no ensino secundário.

(c) A disciplina a oferecer depende da opção da escola, no âmbito da sua autonomia.

(d) Deverá ser dada continuidade à Língua Estrangeira I ou II não oferecida na componente de formação sociocultural, ou ser iniciada em Língua Estrangeira III.