Argumentar é exprimir uma convicção ou um ponto de vista, baseados na verdade, de modo a convencer o ouvinte/leitor. É, pois, necessário que apresentemos um raciocínio coerente e convicente.
A argumentação apela não só à nossa racionalidade (ex. discurso político, sermões do Padre António Vieira), como também à nossa emotividade (ex. texto publicitário).
O texto argumentativo é, por isso, um texto que visa convencer, persuadir ou influenciar o ouvinte/leitor através da apresentação de uma tese (ponto de vista), cuja veracidade deve ser demonstrada e provada através de argumentos adequados.
Para construíres um texto expositivo - argumentativo deverás ter em atenção os seguintes aspectos:
1 - Estrutura do texto/ progressão temática:
Introdução - parte incial onde se apresenta o ponto de vista a defender, de modo claro e bem definido. Desenvolvimento - explicitação do ponto de vista; apresentação de argumentos que provam a sua veracidade: factos, exemplos, citações, testemunhos, e.t.c. Conclusão - parte final, constituída por uma síntese da demonstração feita no desenvolvimento
2- Escolha e ordenação dos argumentos:
♣ tenta encontrar os argumentos adequados. ♣ recorre à exemplificação, à citação, às relações causa - efeito (...) ♣ organiza os argumentos por ordem crescente de importância.
3- Adequação do texto ao objectivo e ao destinatário:
• usa um registo adequado à situação e ao destinatário. • refere contextos/ situações que sejam eventualmente do conhecimento do destinatário.
4- Articulação e programação do discurso:
Tem sempre em atenção:
* a correcta estruturação e ordenação das frases * o uso correcto dos conectores de discurso. * o respeito pelas regras da concordância. * o uso adequado dos pronomes, que evitam as repetições do nome. * a utilização de um vocabulário variado, com recurso a sinónimos, antónimos, hiperónimos e hipónimos.
A progressão e a articulação do texto é conseguida sobretudo através do uso dos conectores ou articuladores do discurso, que vão fazendo progredir o texto de uma forma permanente e articulada.
Assim, tens, como articuladores argumentativos:
para reiterar, reafirmar
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retomando a questão, penso que, a meu ver, creio que, estou certo, em nosso entender
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para concordar, provar, exprimir certeza
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efectivamente, com efeito
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para refutar, manifestar oposição, restringir ideias
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no entanto, mas, todavia, contudo, porém, apesar de, em sentido contrário, refutando, pelo contrário, ao contrário, por outro lado, com a ressalva de
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para exemplificar
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por exemplo, como se pode ver, assim, tome-se como exemplo, é o caso de, é o que acontece com
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para explicitar
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significa isto que, explicitando melhor, não se pretende com isto, quer isto dizer, a saber, isto é, por outras palavras
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para concluir
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finalmente, enfim, em conclusão, concluindo, para terminar, em suma, por conseguinte, por consequência
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para estabelecer conexões de tempo
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então, após, depois, antes, anteriormente, em seguida, seguidamente, quando, até que, a princípio, por fim
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para referenciar espaço
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aqui, ali, lá, acolá, além, naquele lugar, o lugar onde, ao lado de, à esquerda, à direita, ao centro, no meio, mais adiante
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para indicar ordem
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em primeiro lugar, primeiramente, em segundo lugar, seguidamente, em seguida, começando por, antes de mais, por último, por fim
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para estabelecer conexões de causa
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porque, visto que, dado que, uma vez que
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para estabelecer conexões de consequência
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de tal modo que, de forma que, tanto que, e por isso
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para expressar condição, hipótese
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se, a menos que, a não ser que, desde que, supondo que, se por hipótese, admitindo que, excepto se, se por acaso
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para estabelecer conexões de fim
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para que, para, com o fim de, a fim de que, com o intuito de
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para estabelecer relações aditivas
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e, ora, e também, e ainda
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para estabelecer relações disjuntivas
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ou, ou então, seja...seja, quer...quer
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para expressar semelhança, comparação
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do mesmo modo, tal como, pelo mesmo motivo, pela mesma razão, igualmente, assim como
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