|
Total de Horas (a)
|
|||
ciclo de formação |
||||
Componente de Formação Sociocultural |
Português |
320 |
||
Língua Estrangeira I,II ou III (b) |
220 |
|||
Área de Integração |
220 |
|||
Tecnologias da Informação e Comunicação |
100
|
|||
Educação Física |
140 |
|||
Componente de Formação Científica |
Psicologia
|
200 |
||
Sociologia
|
200 |
|||
Matemática
|
100 |
|||
Componente de
Formação Técnica |
Saúde Infantil |
240 |
||
Expressão Plástica |
360 |
|||
Expressão Corporal, Dramática e Musical |
240 |
|||
Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa |
340 |
|||
Formação em Contexto de Trabalho |
420 |
|||
|
|
3100 |
·
Prestar diariamente cuidados de tipo maternal à criança, respondendo às suas
necessidades individuais de sono, alimentação, higiene corporal e promoção da saúde;
·
desenvolver comportamentos que fomentem a aquisição de hábitos de autonomia,
independência e auto-confiança por parte da criança
·
colaborar com a educadora de infância na execução de actividades lúdicas e pedagógicas
e outras actividades que fomentem e promovam os processos de socialização das
crianças em creches, em estabelecimentos de educação pré-escolar e em actividades de
tempos livres;
·
acompanhar, apoiar e desenvolver actividades educacionais em internatos, amas e em
outras estruturas de apoio escolar e familiar.
·
assegurar à criança condições de bem-estar e de segurança, física e afectiva, ao nível da
saúde individual e colectiva;
·
detectar problemas de saúde e/ou dificuldades de desenvolvimento da criança,
comunicando-as à educadora e/ou aos pais, bem como atender às necessidades
especiais da criança;
·
orientar a organização do grupo de crianças, garantindo o bem estar de todas elas;
·
assegurar a manutenção, organização e gestão das salas e dos materiais utilizados;
·
acompanhar as crianças nas atividades extra-curriculares;
·
manter o ambiente utilizado pelo grupo de crianças em boas condições de higiene e
segurança;
·
assegurar a cada momento a vigilância do grupo de crianças que lhe estão atribuídas.
Cursos Profissionais
(a) Carga horária global, não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a otimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho.
(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se
tiver estudado apenas uma língua estrangeira no
ensino básico, iniciará, obrigatoriamente, uma
segunda língua no ensino secundário.