Curso de Apoio à Infância

Total de Horas (a)

ciclo de formação

 Componente de                Formação Sociocultural

Português

320

Língua Estrangeira I,II ou III (b)

220

Área de Integração

220

Tecnologias da Informação e Comunicação

     100

Educação Física

140

Componente de Formação  Científica

Psicologia

200

Sociologia

200

Matemática

100

 Componente de Formação Técnica

Saúde Infantil

240

Expressão Plástica

360

Expressão Corporal, Dramática e Musical

240

Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa

340

Formação em Contexto de Trabalho

420

 

                          Total de Horas / Curso

3100

                                                                               

  

 

 

op                     jkl

pºçç 

 

 

 

·         Prestar diariamente cuidados de tipo maternal à criança, respondendo às suas necessidades individuais de sono, alimentação, higiene corporal e promoção da saúde;

·         desenvolver comportamentos que fomentem a aquisição de hábitos de autonomia, independência e auto-confiança por parte da criança

·         colaborar com a educadora de infância na execução de actividades lúdicas e pedagógicas e outras actividades que fomentem e promovam os processos de socialização das crianças em creches, em estabelecimentos de educação pré-escolar e em actividades de tempos livres;

·         acompanhar, apoiar e desenvolver actividades educacionais em internatos, amas e em outras estruturas de apoio escolar e familiar.

·         assegurar à criança condições de bem-estar e de segurança, física e afectiva, ao nível da saúde individual e colectiva;

·         detectar problemas de saúde e/ou dificuldades de desenvolvimento da criança, comunicando-as à educadora e/ou aos pais, bem como atender às necessidades especiais da criança;

·         orientar a organização do grupo de crianças, garantindo o bem estar de todas elas;

·         assegurar a manutenção, organização e gestão das salas e dos materiais utilizados;

·         acompanhar as crianças nas atividades extra-curriculares;

·         manter o ambiente utilizado pelo grupo de crianças em boas condições de higiene e segurança;

·         assegurar a cada momento a vigilância do grupo de crianças que lhe estão atribuídas.

 

Cursos Profissionais

 

(a) Carga horária global, não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a otimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho.

(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará, obrigatoriamente, uma segunda língua no ensino secundário.