Este site não está atualizado, consulte o site do agrupamento atualizado em www.aeffl.pt
Siga-nos RSS Facebook Twitter
7 de Agosto de 2020
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size

 
Ler, ler, ler, viver a vida que outros sonharam.
Miguel Unamuno

 
Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender.
Blaise Pascal

A maior parte do tempo de um escritor é passada na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro.
Samuel Johnson 

 
Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.
Antoine Lavoisier

 
O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.
Issac Newton

Início Processo RVCC Ensino Secundário
Ensino Secundario
Ensino Secundario PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

APRESENTAÇÃO DO REFERENCIAL DE COMPETÊNCIAS-CHAVE NÍVEL SECUNDÁRIO

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Modelo de Formação

 

  • Numa perspectiva de educação e formação ao longo da vida;
  •  Em percursos flexíveis de formação definidos a partir de processos de reconhecimento e validação de competências, previamente adquiridas pelo adulto, por via formal, informal e não formal;
  •  Em percursos formativos desenvolvidos de forma articulada;
  •  Num modelo de formação modular estruturado a partir de unidades de competência e/ou unidades de formação;
  •  No desenvolvimento de formação centrada em processos reflexivos e de aquisição de saberes e competências que complementem e promovam as aprendizagens através do portefólio reflexivo de aprendizagens (PRA), para os níveis secundário e básico.


    plano_de_horas_do_secundario
  • 


Os cursos EFA assentam numa perspectiva de trabalhos práticos

 

 

Sessão de Esclarecimento

Decreto-Lei nº 357/2007 de 29 de Outubro

 

Objectivo:

Permite criar uma resposta de conclusão e certificação adaptada a indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos com percursos de ensino secundário incompletos e com um máximo de seis disciplinas em falta.

O candidato integra os Módulos de Formação identificados para a conclusão das disciplinas em falta.


 

 
Operacionalização


operacionalizao


Alguns casos de referência



caso_1


caso_2


caso_3


Formações Modulares para efeitos de conclusão da certificação

 

Encaminhamos os candidatos para a oferta formativa mais adequada ao seu perfil e às necessidades, motivações e expectativas de cada candidato.

 

Actualizado em Domingo, 20 Março 2011 11:48
 


Destaques

Gala das Francisquíadas 2013
 
Lip Dub 2013
 
 
SeguraNet
 
Agência Portuguesa (PROALV)
Agência Portuguesa (PROALV)
http://www.proalv.pt/public/PortalRender.aspx?PageID={fca3e27e-2ae1-4ddb-b44a-f32523394236}
.Comenius
Questionnaires
 
Projeto “Advocating a Critical Media Literacy”
Apresentação
TwinSpace