Este site não está atualizado, consulte o site do agrupamento atualizado em www.aeffl.pt
Siga-nos RSS Facebook Twitter
24 de Julho de 2014
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size

 
A educação é para a alma o que a escultura é para um bloco de mármore.
Joseph Addison

 
Acontece com os livros o mesmo que com os homens, um pequeno grupo desempenha um grande papel.
Voltaire
(escritor e filósofo francês 1694-1778)

 
É claro que os meus filhos terão computadores, mas antes terão livros.
Bill Gates (Fundador da Microsoft)

 
A honestidade foi e será sempre a arma decididamente mais forte para todas as lutas da humanidade que vive e progride.
Enrico Fermi

 
Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.
Antoine Lavoisier

Início Guiões Texto expositivo-argumentativo
Texto expositivo-argumentativo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
aluno_1Argumentar é exprimir uma convicção ou um ponto de vista, baseados na verdade, de modo a convencer o ouvinte/leitor. É, pois, necessário que apresentemos um raciocínio coerente e convicente.
  A argumentação apela não só à nossa racionalidade (ex. discurso político, sermões do Padre António Vieira), como também à nossa emotividade (ex. texto publicitário).

  O texto argumentativo é, por isso, um texto que visa convencer, persuadir ou influenciar o ouvinte/leitor através da apresentação de uma tese (ponto de vista), cuja veracidade deve ser demonstrada e provada através de argumentos adequados.

Para construíres um texto expositivo - argumentativo deverás ter em atenção os seguintes aspectos:

1 - Estrutura do texto/ progressão temática:

Introdução - parte incial onde se apresenta o ponto de vista a defender, de modo claro e bem definido.
Desenvolvimento - explicitação do ponto de vista; apresentação de argumentos que provam a sua veracidade: factos, exemplos, citações, testemunhos, e.t.c.
Conclusão - parte final, constituída por uma síntese da demonstração feita no desenvolvimento

2- Escolha e ordenação dos argumentos:

♣ tenta encontrar os argumentos adequados.
♣ recorre à exemplificação, à citação, às relações causa - efeito (...)
♣ organiza os argumentos por ordem crescente de importância.

3- Adequação do texto ao objectivo e ao destinatário:

usa um registo adequado à situação e ao destinatário.
• refere contextos/ situações que sejam eventualmente do conhecimento do destinatário.


4- Articulação e programação do discurso:

Tem sempre em atenção:  

* a correcta estruturação e ordenação das frases
* o uso correcto dos conectores de discurso.
* o respeito pelas regras da concordância.
* o uso adequado dos pronomes, que evitam as repetições do nome.
* a utilização de um vocabulário variado, com recurso a sinónimos, antónimos, hiperónimos e  hipónimos.

 

   A progressão e a articulação do texto é conseguida sobretudo através do uso dos conectores ou articuladores do discurso, que vão fazendo progredir o texto de uma forma permanente e articulada.

Assim, tens, como articuladores argumentativos:

 

 

para reiterar, reafirmar

retomando a questão, penso  que, a meu ver, creio que, estou certo, em nosso entender

para concordar, provar, exprimir certeza

efectivamente, com efeito

para refutar, manifestar oposição, restringir ideias

no entanto, mas, todavia, contudo, porém, apesar de, em sentido contrário, refutando, pelo contrário, ao contrário, por outro lado, com a ressalva de

para exemplificar

por exemplo, como se pode  ver, assim, tome-se como exemplo, é o caso de, é o que acontece com

para explicitar

significa isto que, explicitando melhor, não se pretende com  isto, quer isto dizer, a saber, isto é, por outras palavras

para concluir

finalmente, enfim, em conclusão, concluindo,  para terminar, em suma, por conseguinte, por consequência

para estabelecer conexões de tempo

então, após, depois, antes, anteriormente, em seguida, seguidamente, quando, até que, a princípio, por fim

para referenciar espaço

aqui, ali, lá, acolá, além, naquele lugar, o lugar onde, ao lado de, à esquerda, à direita, ao centro, no meio, mais adiante

para indicar ordem

em primeiro lugar, primeiramente, em segundo lugar, seguidamente, em seguida, começando por, antes de mais, por último, por fim

para estabelecer conexões de causa

porque, visto que, dado que, uma vez que

para estabelecer conexões de consequência

de tal modo que, de forma que, tanto que, e por isso

para expressar condição, hipótese

se, a menos que, a não ser que, desde que, supondo que, se por hipótese, admitindo que, excepto se, se por acaso

para estabelecer conexões de fim

para que, para, com o fim de, a fim de que, com o intuito de

para estabelecer relações aditivas

e, ora, e também, e ainda

para estabelecer relações disjuntivas

ou, ou então, seja...seja, quer...quer

para expressar semelhança, comparação

do mesmo modo, tal como, pelo mesmo motivo, pela mesma razão, igualmente, assim como

 

 

Actualizado em Quinta, 24 Junho 2010 21:47