Como fazer um trabalho de pesquisa Versão para impressão

livres-18  Para elaborares o trabalho deves:

1. Pensar sobre o tema.

O tema, geralmente, é fornecido pelo professor.
Exemplos:

  • - fazer um relatório;
  • - fazer uma biografia;
  • - fazer um trabalho de pesquisa.

   

 ♦  Qual a dimensão do trabalho?

  • - caso o professor não indique, procuro informar-me sobre a dimensão do trabalho, para saber o que devo recolher .

    ♦  Que conhecimento tenho acerca do tema?

  • - será suficiente?
  • - precisarei de pesquisar muito?

    ♦   Faço um esboço/esquema do trabalho

2. Onde encontrar informação ?

      ♦   Posso encontrá-la em:

- bibliotecas, autarquias, arquivos.
- manuais;
- enciclopédias;
- internet;
- entrevistas/inquéritos/questionários;
- jornais

Não te esqueças de registar a consulta bibliográfica.

Nota: consulta o Guião sobre referências bibliográficas e citações, na página on-line da Biblioteca ou no dossier no baçcão de atendimento.

3. Seleccionar os documentos

       ♦   Devo seleccionar as fontes/documentos mais ricos em informação.

4. Recolher a informação

     ♦   Leio, visiono, oiço as minhas fontes.
     ♦   Tomo notas.
     ♦   Analiso as informações recolhidas.

a) Como tirar notas?
- retiro as ideias fundamentais.

Observação:

-deves fazer uma segunda leitura, anotando o que consideres essencial.
-convém utilizar as tuas próprias palavras, sem alterar as ideias do texto.

b) A citação
- sempre que copio um texto devo colocá-lo entre aspas e com uma nota de rodapé, referindo o autor, a obra citada e a página.

Nota: consulta o Guião sobre referências bibliográficas e citações, na página da Biblioteca.

5. Preparação do texto final

Construo o meu trabalho

Estrutura do Trabalho

 

a) Capa
- identifico:
- a escola
- a disciplina a que o trabalho se destina
- o título do trabalho
- o autor
- o local e a data

b) Índice
- coloco os títulos principais e a indicação da página em que se encontram

c) Introdução
- identifico o tema do trabalho
- refiro as razões que levaram à abordagem do tema
- coloco as principais questões de investigação
- apresento a metodologia usada

d) Desenvolvimento
- organizo os vários capítulos
- insiro imagens, esquemas e gráficos, com as respectivas legendas
- refiro as fontes das citações que utilizo

e) Conclusão
- apresento as conclusões
- exprimo a minha opinião sobre o tema e o modo como realizei o trabalho.

Bibliografia
Nota: consulta o Guião sobre referências bibliográficas, na página da Biblioteca.

6. Apresentação do trabalho

a) Trabalho escrito
- preparo a impressão
- releio, verifico a estrutura, a ortografia, a construção frásica...
- imprimo e encaderno

b) Power Point
- faço um slide de abertura igual à capa
- no 2º slide, apresento a estrutura do trabalho
- apresento slides sobre os diversos capítulos

Nota: os slides não devem conter:
- demasiada informação (visto que a apresentação é oral);
- demasiada animação.

O último slide é a bibliografia.

c) Cartaz
- selecciono as imagens e os textos mais elucidativos.

Nota: os textos devem ser concisos.
Convém utilizar letra acima do tamanho 16.

Quanto tempo necessito para a apresentação do trabalho?
(caso o professor não dê limite de tempo)

7. Avaliação global  
Como posso saber se o que fiz foi o melhor?

Elaboro uma grelha   
 

Auto-avaliação

Itens a avaliar - Assinala de 1 a 4

  • Realizei as tarefas que me foram atribuídas

 

  • Apliquei bem o tempo que tinha para realizar as tarefas

 

  • Apresentei comentários oportunos para a minha auto-avaliação

 

 

Avaliação (pelo professor e/ou alunos) - Apresentação do Trabalho

 

Itens a avaliar - Assinala de 1 a 4

  • Faz uma exposição clara e ordenada do assunto

 

  • Comunica e realça os pontos principais

 

  • Revela segurança e confiança na postura corporal

 

  • Recorre a gestos sugestivos e adequados

 

  • Estabelece um contacto visual com a assistência

 

  • Utiliza um tom de voz audível , não monocórdico

 

  • Usa uma dicção clara e cadência certa, sem pressa nem lentidão

 

  • Exprime-se correctamente

 

  • Evita expressões de apoio («assim», «pronto», «pois»...)

 

  • Utiliza os meios audiovisuais de forma eficiente e oportuna

 

  • Utiliza o tempo apropriado

 

Muito Bom (4) - 18/20; Bom (3) - (14/17); Suficiente (2) - 10 /13; Insuficiente (1) - 0/9.

 

dedo